O que as Relações Públicas compreendem?
No mundo todo, 'public relations' (PR) constituem 'press relations' ou 'media relations'.
No Brasil, os estatutos acadêmico e legal da atividade de RP - estabelecidos em 1967 como currículo de bacharelado e norma legal (Lei 5.377) - ampliaram em muito o seu escopo de saber e de fazer, até porque nas relações com a imprensa prevaleceu o compadrio de ex-jornalistas de redação colocados, em claro desvio de função, nos postos-chave da comunicação de empresas estatais e privadas, além de órgãos do terceiro setor, como assessores 'de imprensa'.
Trata-se, este brasileiríssimo fenômeno, de genuíno jabuticabal - o qual até hoje viceja apesar do evidente conflito de interesses e do tráfico de influência entre 'coleguinhas' (termo que os próprios jornalistas usam para designar sua turma), em flagrante de ilícito 'insider trading'.
Na Universidade de São Paulo, a pioneira 'habilitação em RP' já propunha um currículo holístico voltado à comunicação no âmbito das organizações, com ênfase em disciplinas como Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, Planejamento e Produção de Eventos, Mercadologia, Planejamento de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Comunicação Interna e Comunicação Comparada, entre outras. O resto é história... e as estórias de disputa por espaço no mercado de trabalho.