Soluções
- Um diagnóstico bem feito - a partir de um bom briefing - estabelece o link entre o estado atual e os objetivos da governança.
- Em seguida, parte-se para o planejamento de estratégias e táticas que se desdobram em 48 quesitos técnicos e um sistema com métrica exclusiva para aferição de resultados. Objetivo: uma comunicação clara, efetiva, dialógica, propositiva e transparente.
PLANEJAMENTO
Metas. Todos temos metas. Algumas mais ideais, filosóficas; outras mais pragmáticas, pés-no-chão.
A capacidade de traduzir sonhos, desejos, propósitos e metas perante uma equipe - e motivá-la - distingue o gestor.
Em um tempo em que a internet e as redes sociais obrigaram todas as organizações, simplesmente, a relacionar-se... e em público, ser competente em relações públicas é mandatório, em qualquer ramo de atividade.
ESTRATÉGIA
O desafio principal não está no estabelecimento de estratégias e suas consequentes táticas de ação propriamente ditas, mas, principalmente, na disposição de todo o corpus da organização em comungar dos mesmos objetivos - de alto a baixo na estrutura.
Alinhar a alta administração ao chão de fábrica - e ambas ao ponto de venda - tem que ser algo mais do que uma disciplina academicamente implementada. Tem que ser realidade quotidiana, vivida e aprendida.
RESULTADOS
O termo resultado aparece ao lado de inovação, compliance, transparência e ética como trending topic na mídia de negócios. São elementos que compõem o mantra do mais com menos e dirigem a atenção do mercado para as cotações em bolsas de valores. É como se tudo recomeçasse novamente a cada trimestre. O problema com esta concepção típica da virada do milênio é o burn out, a descrença no fator humano e a sobrevalorização da automação - um mundo de bots. É preciso, urgentemente, pensar fora desse círculo.